14 de Abril – Dia Nacional do Médico Neurocirurgião

A escolha de 14 de abril como Dia do Neurocirurgião é uma homenagem do deputado federal Aluízio Santos Junior a Paulo Niemeyer, profissional da área nascido nessa data há cem anos.

O autor da Lei 4.436/2012 escreveu um texto sobre os motivos que o levaram a essa homenagem.

“Criado em uma família de católicos, Paulo Niemeyer foi educado em casa até os 11 anos. Com essa idade, ele foi matriculado no Lycée Français, em Laranjeiras. Em 1930, ingressou na Faculdade de Medicina, então no campus da Praia Vermelha. Tinha 17 anos quando foi trabalhar na Santa Casa da Misericórdia, no Rio de Janeiro, em 1931. Em 1939, passou em primeiro lugar no concurso para a Assistência Pública, onde criou o serviço de neurocirurgia. Em 1945, Niemeyer introduziu no Brasil a angiografia cerebral e a radiografia das artérias cerebrais.

Ocupou vários postos na Santa Casa até chegar ao cargo de provedor, a autoridade máxima da instituição, jamais recebendo um centavo por seus serviços no hospital. “Costumamos dizer que é o espírito de misericórdia que nos move, de fazer algo pelo doente, além do interesse de aprender e de ensinar”, teria dito.

 

Pautado em sua figura como médico e neurocirurgião, pretendemos homenagear a toda a classe de médicos neurocirurgiões. Cidadãos dedicados à causa da medicina e à interminável luta de tratar do ser humano, com carinho, ciência e dedicação.”

 

Fonte: http://www.sbn.com.br/index/noticias/2014-04-16-dia-nacional-do-neurocirurgiao