18 de Fevereiro – Dia Internacional da Síndrome de Asperger

O dia 18 de fevereiro se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. As crianças com essa síndrome têm um aspecto e uma inteligência normal ou inclusive superior à media. Apresentam um estilo cognitivo particular e habilidades especiais em áreas específicas. No entanto, carecem de habilidades sociais, e ainda que tenham vontade de fazer amigos, carecem de intuição e de empatia.

Apesar da sua boa capacidade intelectual, as crianças com Síndrome de Asperger não gostam de ir à escola porque não entendem bem as relações humanas e são emocionalmente vulneráveis. Sua falta de capacidade para aceitar as mudanças faz com que essas crianças se estressem com facilidade. No entanto, diferente das crianças com Autismo, as crianças com Síndrome de Asperger têm desejos de ter amigos e se sentem frustradas e decepcionadas pelas suas dificuldades sociais: carecem de empatia para compreender as necessidades dos outros de um modo afetivo e responder de uma maneira apropriada.

Por outro lado, utilizam uma linguagem pedante ou demasiadamente formal. São literais e concretos, não compreendem as piadas ou riem fora de tempo. Alguns são muito verbais e falam em excesso com um tom estranho e volume elevado de voz, que acaba interferindo nas suas interações sociais e faz com que as pessoas se afastem deles.

18 de Fevereiro - Dia Internacional da Síndrome de Asperger

No dia 18 de fevereiro se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. As crianças com essa síndrome têm um aspecto e uma inteligência normal ou inclusive superior à media.

Por esse motivo, é muito importante proteger a criança diante de zombarias e intimidações, educando aos seus companheiros sobre as características das crianças com Síndrome de Asperger que as entendam melhor.

Também é importante evitar que se isolem, já que a maioria das crianças com Asperger querem ter amigos, ensinando-as com reagir diante diferentes situações sociais, proporcionando-lhes um repertório de respostas para usar nas diferentes situações, já que as crianças com Síndrome de Asperger não possuem intuição ou instinto social e devem aprender habilidades sociais de um modo intelectual.

Fontehttps://br.guiainfantil.com/blog/saude/aspergerdia-internacional-da-sindrome-de-asperger/