27 de outubro – Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

O Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra é uma iniciativa da Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra que foi criada em 2007 por ativistas do movimento negro e em defesa do Sistema Único de Saúde. A mobilização tem parceria com a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo: População Negra e AIDS, Rede Nacional Afro-Atitudes, Rede Nacional de Promoção e Controle Social em Saúde das Lésbicas Negras (Rede Sapatá).

A data busca sensibilizar os profissionais de saúde para as demandas específicas da população negra e trazem reflexões sobre o racismo institucional e suas consequências à saúde da população negra e parda.

Por exemplo, algumas doenças genéticas ou hereditárias são mais comuns da população negra e exigem um acompanhamento diferenciado.

Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

Entre as principais enfermidades estão:

  • Diabete melito (tipo II);
  • Hipertensão arterial;
  • Miomas;
  • Deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenas, e
  • Anemia falciforme, que pode ser encontrada em frequências que variam de 2% a 6% na população brasileira em geral, e de 6% a 10% na população negra.

São objetivos da iniciativa incluir os temas de racismo como determinante social de saúde e a importância da apropriação desta temática na formação e educação permanente de trabalhadores e do controle social em saúde e cidadãos em geral, além de reverberar o reconhecimento do racismo institucional enquanto determinante social em saúde.

Fontes: http://www.geledes.org.br/27-de-outubro-dia-nacional-de-mobilizacao-pro-saude-da-populacao-negra/#gs.nullhttp://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/dia-de-mobilizacao-pro-saude-da-populacao-negra