30 de Março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar

Desde 2014 o Transtorno Bipolar passou a ser lembrado com uma data específica, no dia 30 de março. Essa data tem o objetivo de chamar a atenção e a consciência mundial para os transtornos bipolares, eliminando o estigma social. Com esse registro anual e com a colaboração internacional de vários pesquisadores, profissionais da saúde e comunicadores, o que se deseja é levar informação a população sobre os transtornos bipolares, visando à educação e a sensibilidade no trato com a doença.

A data foi escolhida por ser o aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que depois de falecido foi diagnosticado como um provável portador do distúrbio.

O transtorno bipolar é uma doença mental que, segundo a Organização Mundial de Saúde é, provavelmente, a sexta principal causa de incapacidade, em todo o mundo. Contando com o apoio de renomados especialistas, grupos que estudam a doença, tais como ANBD, IBPF e ISBD, estão empenhados em investigar as causas biológicas das doenças, os componentes genéticos, os novos métodos de tratamento e melhores estratégias para a maior qualidade de vida dos pacientes com transtorno bipolar.

Ainda há estigma associado à doença, apesar da crescente compreensão e aceitação e esse é o maior obstáculo ao diagnóstico precoce e ao tratamento eficaz.

30 de Março - Dia Mundial do Transtorno Bipolar

A data foi escolhida por ser o aniversário do pintor Vincent Van Gogh, que depois de falecido foi diagnosticado como um provável portador do distúrbio.

Outra preocupação crescente é o aumento de crianças e adolescentes, diagnosticados com o transtorno e que apresentam características diferentes dos adultos. Esses pacientes normalmente tem comportamentos preocupantes, o que comprometem muito o seu desenvolvimento, além de dificultar o diagnóstico e portanto, o tratamento.

O Transtorno de Humor Bipolar (THB) refere-se a um grupo de condições clínicas, onde o destaque esta na polarização do humor, tanto para depressão quanto para euforia. Para tal diagnóstico, o individuo deve apresentar um conjunto de sinais e sintomas com duração e gravidade suficientes que comprometa sua capacidade funcional.

Contemporaneamente, tem sido observado, com frequência, as pessoas confundirem esse diagnóstico com reações em situação de estresse, tais como: irritabilidade, desanimo, tristeza e outras patologias.

Outra constatação que merece a atenção dos pais e profissionais da saúde é que o Transtorno Bipolar do Humor, em crianças e adolescentes, tem aumentado significativamente nos últimos anos e normalmente, a doença está associada a tentativas de suicídio, problemas escolares, abuso de substancias químicas, dificuldade nos relacionamentos interpessoais e violência.

O diagnóstico e o tratamento do Transtorno Bipolar devem ser realizados por profissionais especializados, pois exigem acompanhamento medicamentoso e terapêutico específicos.

A importância de lembrar essa data é motivar a divulgação de informações úteis a comunidade, sobre a eficiência dos tratamentos bem diagnosticados e a possibilidade do portador da doença ter uma vida normal, com qualidade e produtividade, sem estigmas e dentro de condições cada vez melhores, conforme os novos rumos que a ciência vem apontando, em suas continuadas pesquisas.

Fonte: http://www.ampliatta.com.br/publicacoes/artigos/dia-mundial-do-transtorno-bipolar-2/