02/07 – Dia do bombeiro brasileiro

Dia do Bombeiro foi criado para homenagear esse profissional que salva vidas todos os dias. No Brasil, a classe é dividida em várias áreas dependendo do tipo de trabalho desenvolvido, como o militar, civil, industrial etc. Mas todos eles recebem homenagens na mesma data.

Contudo, além do dia nacional do bombeiro há também o dia internacional destinado a esse profissional. Ambas as datas comemorativas possuem uma história que conta suas origens e como foram decretadas. E são esses detalhes que você vai conhecer nesse artigo.

Além disso, vamos explicar qual a função desse profissional dentro da sociedade brasileira e também explicar como essa data pode ser comemorada nas escolas, especialmente na educação infantil.

Tudo isso para engrandecer e agradecer ao bombeiro pelo trabalho prestado aos cidadãos. Ensinando desde cedo as crianças a importância desse trabalhador, como eles são nossos amigos e as grandes lições que se pode tirar de um serviço grandioso como esse.

E para abrilhantar ainda mais esse dia temos a foto do nosso bombeiro kids Davi Lucas!

Dia do bombeiro brasileiro

Cada país tem suas características, jeitos de administrar e sua história. Por isso que em Portugal, o dia dos bombeiros é comemorado no dia 11 de novembro. Já no Brasil, o Dia Nacional do Bombeiro é celebrado todo dia 2 de julho. E a data foi escolhida devido a um fato histórico ocorrido ainda no Brasil Império, envolvendo o então imperador Dom Pedro II.

Com a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, os portugueses trouxeram muitos de seus costumes e de serviços comuns de Portugal para a capitania. No entanto, foi só em 1856 que Dom Pedro II assinou um decreto que instituiu a corporação do Corpo de Bombeiros em solos brasileiros.

Esse decreto foi assinado exatamente no dia 2 de julho e por isso a data ficou sendo considerada como o Dia Nacional do Bombeiro. Apesar disso, a instituição criada no século 19 possuía características bem diferentes das existentes atualmente.

Por exemplo, o objetivo da criação do Corpo de Bombeiros por Dom Pedro II era diminuir os incêndios que ocorria no Brasil Império. Pela falta de informação, esses acidentes eram comuns na época e o surgimento dessa corporação tinha como função dar conta dessas situações.

Talvez seja por isso que muitas pessoas só enxerguem os bombeiros como profissionais capazes de controlar o fogo. Mas não é só essa a função de um profissional dessa área. Seja civil ou militar, o bombeiro trabalha para salvar vidas, independentemente se são humanas ou animais.

Outra versão

Além do dia 2 de julho, o Dia Nacional dos Bombeiros possui uma outra data, o dia 12 de janeiro. Essa última é muitas vezes colocada por associação a lei que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil.

Instituída em 12 de janeiro de 2009, a lei de número 11901 decreta os direitos e deveres dos bombeiros civis. Por exemplo, nesse documento consta a jornada de trabalho do profissional, as suas funções na sociedade e o valor adicional em seus salários.

Dia internacional do bombeiro

Mas, assim como o dia 2 de julho é destinado à comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, há também uma data internacional para celebrar o trabalho desse profissional presente em todos os países do mundo.

Assim, anualmente o dia 4 de maio serve para celebrar o Dia Internacional do Bombeiro. A data escolhida tem uma história trágica. Isso porque, em 1999 milhares de emails circularam na internet comentando a morte de cinco bombeiros australianos em um incêndio no país nessa mesma data.

Pensando em homenagear esses cinco profissionais que deram à vida pelo trabalho, foi instituído o dia 4 de maio como a data oficial do bombeiro internacional. Mas além dessa história, alguns países da Europa também comemoram nessa mesma época devido ao dia de São Floriano.

Conhecido como o santo padroeiro dos bombeiros, São Floriano foi um oficial romano. Junto a outros homens criou uma equipe para combater incêndios. De acordo com o Conselho Nacional de Autorregulamentação de Bombeiros Civis (CNBC), o santo formou o primeiro grupo e foi o primeiro chefe de bombeiros que se tem registro.

A importância dessas datas

Além de lembrar fatos históricos, o dia dos bombeiros tem outras funções. Ainda segundo o CNBC, essas datas têm um papel de conscientização, valorização e de luta dessa classe trabalhadora. Entenda um pouco mais sobre cada um dos tópicos:

  • Homenagear: O dia do bombeiro serve para homenagear os profissionais que já se foram, os aposentados e os que continuam em serviço
  • Conscientizar: Também serve para que as pessoas entendam o trabalho desse servidor e conheça todas as atividades do dia a dia
  • Valorizar: Conhecendo de perto o profissional, a sociedade passa a valorizá-lo ainda mais. O bombeiro é importante em qualquer lugar do mundo e merece ser respeitado
  • Lutar: Ao mesmo tempo, essa data é para servir de luta por melhores qualidades de trabalho desse profissional

O que um bombeiro faz?

Mesmo sabendo quando é comemorado o dia desse profissional, a sociedade também precisa entender qual é a função do bombeiro militar na sociedade. Isso porque, muitas vezes ele só é associado com a responsabilidade de controlar incêndios.

Caminhão de bombeiro

Existe o bombeiro militar, o civil, o industrial e outros (Foto: depositphotos)

Mas além dessa atividade, o bombeiro militar pode ser acionado para ajudar em resgates, seja de pessoas ou animais. Desastres naturaist ambém são de responsabilidade desse profissional. Assim como a preservação dos patrimônios ameaçados de destruição.

Ao contrário do bombeiro militar, que é um servidor público, o bombeiro civil é um funcionário contratado por uma empresa privada. Sendo assim, ele é contratado para cuidar da segurança de um determinado local. Por isso ele pode trabalhar em festas, em piscinas, em eventos etc.

Comemoração do Dia do Bombeiro na educação infantil

Geralmente, durante a semana do Dia do Bombeiro, algumas corporações preparam atividades juntamente com a sociedade. Os objetivos dessa atitude são fazer com que as pessoas aprendam ainda mais sobre a função desse profissional e aprenda alguns cuidados básicos de segurança.

Por essa razão, uma boa dica de comemoração dessa data na educação infantil é levar profissionais para conversar com as crianças. Esse tipo de bate-papo pode servir para alertar os pequenos com relação a alguns acidentes.

No entanto, também pode ser uma excelente forma de incentivar os pequenos a sonharem em seguir essa profissão. Quem sabe eles não se tornem bombeiros após conhecerem essa área de atuação?