Seus rins estão bem?
Nos últimos anos, o número de pacientes com insuficiência renal crônica tem crescido assustadoramente em todo o mundo, inclusive no Brasil. Estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sofram de doenças renais sem ter conhecimento de sua condição. É também uma condição silenciosa, pois não há sintomas aparentes até que os rins percam 50% de sua função.
Os primeiros sintomas perceptívies são inchaço dos olhos, pés, pernas, urina muito espumosa, anemia e aumento de pressão arterial. Ao apresentar qualquer um destes sintomas é necessário procurar um médico para orientações e investigação da “saúde” dos rins. Há diversas doenças que também podem levar a insuficiência renal crônica. As mais comuns são a hipertensão arterial e o diabetes.

Os primeiros sintomas perceptívies são inchaço dos olhos, pés, pernas, urina muito espumosa, anemia e aumento de pressão arterial.
Por isso é importante alertar que qualquer paciente com essas doenças ou que apresentem um dos sintomas acima relacionados procurem um médico e realizem exames que poderão detectar de forma rápida e simples algum problema renal.
Para mudar este quadro, é preciso prevenis e conscientizar a população sobre como cuidar bem dos rins. No próximo dia 9 de março, será comemorado o Dia Mundial do Rim, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância do cuidado com os rins.