O anestesiologista, ou anestesista como é comumente chamado, é um médico que atua para proporcionar aos pacientes um estado de total ausência de dor, sensação de bem estar, relaxamento e conforto durante um procedimento cirúrgico, diagnóstico ou terapêutico.
Além de sua atuação nos hospitais em conjunto com a equipe de cirurgiões, o anestesiologista é o médico capaz de aliviar a dor de pacientes, sejam elas dores agudas ou crônicas.
O anestesiologista é um dos primeiros profissionais que o paciente terá contato no dia do seu procedimento. Ele é o responsável pela visita pré-anestésica ao paciente ainda no quarto. Nessa avaliação o paciente é orientado sobre a anestesia, seus riscos e possíveis reações adversas.
O anestesista é quem avalia se o paciente está apto a receber anestesia, minimizando os riscos da intervenção anestésico-cirúrgica. No centro cirúrgico é ele quem deixa o paciente preparado para o procedimento, monitorando-o durante toda a cirurgia.
Engana-se os que pensam que o anestesiologista aplica a medicação e vai embora. Ele é o responsável pela atenção e monitoramento das funções vitais do paciente durante toda a intervenção cirúrgica, independentemente de sua duração.
Ele é quem fica atento a pressão arterial, o pulso, o ritmo cardíaco, respiração e temperatura corporal durante a cirurgia, colaborando assim para o bem-estar e segurança do paciente.
Sua responsabilidade vai além do momento do procedimento cirúrgico. Ele é o médico responsável pelo paciente na sala de recuperação pós-anestésica (RPA) ou pelo transporte do paciente à unidade de terapia intensiva (UTI).
Fonte: (https://cmia.com.br/anestesiologista/)
Imagem: (https://startupi.com.br/2018/06/kick-ventures-anuncia-entrada-como-socia-em-healthtech-de-florianopolis/)