30 de outubro, é comemorado o “Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra”, profissionais que cuidam da saúde da mulher e fazem com que elas tenham mais qualidade de vida.
O ginecologista é o especialista que trata de doenças do sistema reprodutor feminino (útero, vagina e ovários). O médico especializado na prática ginecológica tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres. Atualmente, quase todos os ginecologistas são também obstetras.
Já o obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério). Alguns dos profissionais mais conhecidos, pelo menos no Brasil, atuam tanto nos partos normais como nos cirúrgicos (cesarianas). Também são os responsáveis pelo pré-natal das gestantes.

30 de outubro, é comemorado o “Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra”, profissionais que cuidam da saúde da mulher e fazem com que elas tenham mais qualidade de vida.
Exames
O principal objetivo do exame ginecológico é a avaliação dos órgãos pélvicos internos e externos femininos: o útero, os ovários, as trompas de falópio, colo do útero, a vagina. Também são observados sinais de câncer nas mamas. Deste modo, podem ser detectadas infecções nos rins, bexiga, ou do sistema urinário, ou outras situações que podem afetar a saúde global da mulher. Uma completa inspeção ginecológica pode revelar as seguintes enfermidades:
- Tumores e câncer de colo de útero;
- Cistos ou tumores fibroides;
- Câncer de mama;
- Infecção Vaginal;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
- Doenças inflamatórias pélvicas;
- Endometriose;
- Cistite;
- A visita regular a estes profissionais garante à mulher mais qualidade de vida.
Fonte: http://www.amambainoticias.com.br/geral/30-de-outubro-dia-nacional-do-ginecologista-e-obstetra.